Menos de cinco meses após ser demitida da TV Aratu, afiliada do SBT na capital baiana, a apresentadora Silvana Freire voltou às origens e comanda um programa ao vivo na rádio Salvador FM. Ela se reinventou aos 39 anos, lançando o podcast Mãe Pod! e um curso de oratória. "Não é fácil ser empreendedora, mas a comunicação é o que me move", diz a jornalista.
Silvana ficou conhecida nacionalmente após trabalhar na TV Bahia e ser correspondente da CNN Brasil em Salvador. Em 28 de março deste ano, ela foi desligada da apresentação do Bom Dia Bahia antes de completar um ano à frente do matinal.
"Na época, não foi uma escolha minha a saída da Aratu, mas Deus sempre tem um propósito nas escolhas dele. E, aí, consegui colocar o meu podcast no ar, que já era um sonho desde que eu tive Marina", conta Silvana, referindo-se à filha de um ano e sete meses.
Agora, ela apresenta a atração da rádio, o Toda Hora, que tem uma hora de duração, ao lado de Juliana Nobre. O programa de notícias tem transmissão em vídeo pelo YouTube, com edições de segunda a sexta-feira.
"É um noticiário, um jornal, na rádio. Eu já tinha feito rádio há um tempo. Fiz um movimento diferente, porque a maioria das pessoas começa na rádio e vai para a TV. Eu comecei na TV, mas surgiu uma proposta uma vez em uma rádio e eu fui", conta jornalista.
A estreia aconteceu no último dia 12, e ela comenta que o "namoro" começou três dias antes de ser demitida. Enquanto os acertos contratuais estavam sendo negociados, ela estava se dedicando a dois outros projetos. O primeiro era o podcast, e o segundo é um curso de oratória.
"Foi uma outra frente minha que eu descobri enquanto professora. Eu dava aula numa escola, uma escola de oratória que tem aqui em Salvador, que é a maior. E eu criei o meu curso, que é o Converso com a Câmera."
Silvana virou o seu próprio patrão. "Eu já tinha empresa de comunicação aberta por conta da época da CNN. Começar a ser a própria chefe depois de tantos anos batendo ponto não é fácil, exige muita disciplina", resume.
Questionada se o retorno financeiro vale a pena, ela afirma que sim. Deixa no ar que dois dias de curso geram quase o mesmo valor que ela ganhava em um mês como apresentadora de TV. No entanto, ela confessa que o canal no Youtube não dá dinheiro ainda, é um espaço para debates, mas é novo e não tem patrocinador.