Publicidade
Gestão noturna da água em SP evita desperdício e garante abastecimento
Medida da Arsesp e Sabesp economizou 57 bilhões de litros e reduziu perdas na rede em 2025
Por Redação Rádio Base
Publicado em 28/12/2025 08:56
Infraestrutura

A gestão da demanda noturna implantada pela Arsesp, em parceria com a Sabesp e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, resultou na economia de 57 bilhões de litros de água entre agosto e dezembro. O volume corresponde ao abastecimento de cerca de 10 milhões de pessoas por 30 dias e equivale à soma da capacidade dos sistemas São Lourenço, Cotia e Rio Claro.

A medida consiste na redução da pressão da rede durante a noite, período em que o consumo é menor e os vazamentos se tornam mais frequentes. Inicialmente aplicada por oito horas, a gestão foi ampliada para dez horas diárias, entre 19h e 5h. Segundo a Sabesp, imóveis com caixas d’água sentem menos os efeitos da diminuição de pressão.

Além da gestão noturna, a Sabesp intensificou em 2025 os investimentos em combate a perdas, com aumento de 60% nos recursos destinados ao setor. A companhia passou a reparar em média 33 mil vazamentos por mês, reduzindo em 27% a incidência de ocorrências visíveis. O índice de perdas caiu de 352 litros por ligação/dia em janeiro para 287 litros em novembro, uma redução de 13%.

O novo modelo de gestão hídrica prevê sete faixas de atuação conforme os níveis dos reservatórios, com medidas que vão de campanhas de conscientização até rodízio de abastecimento. Atualmente, São Paulo está na faixa 3, que determina gestão noturna de dez horas e reforço nas ações educativas. O governo alerta para o uso racional da água, já que o aumento de 7 ºC na temperatura média elevou em 60% o consumo em várias regiões.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!