Offline
Mostra e Evento na USP denuncia crimes do Governo Norte-Coreano
Opinião Internacional
Publicado em 03/09/2024

Lindomar Alcântara Ferreira

No último dia 15 de Agosto, tivemos na USP, a Mostra e Debate sobre o filme “Beyond Utopia”. 

Desde que o filme estreou no Sundance do ano passado, onde ganhou o Prêmio do Público para Documentário dos EUA, “Beyond Utopia” foi exibido em festivais de cinema em todo o mundo e, foi aclamado por retratar duas famílias que desertaram da Coreia do Norte. 

Foi indicado ao Oscar e, mais recentemente, ganhou o prêmio duPont-Columbia.

O evento na USP, teve como foco, promover uma análise e discussão do filme. Esse evento aconteceu numa data muito importante para as

Coreias, na qual se comemora a libertação da Coreia do domínio do Japão, que começou em 1910. 

Essa libertação ocorreu de forma indireta, e contou com a ajuda dos Estados Unidos e União Soviética na época.

Na Mostra, após a exibição do filme, houve uma discussão acalorada sobre direitos humanos na Coreia do Norte. Dentro desse contexto, muitas opiniões evidenciaram o contraste atual entre as duas Coreias, o pouco contato entre os países  marcado pela desconfiança e ausência de um acordo de Paz.

Ainda, uma das opiniões de destaque da Mostra da USP, foi como o filme aponta o governo norte-coreano como o problema. Muitos convidados, que opinaram sobre o filme e seu contexto, destacaram as dificuldades enfrentadas hoje pelo povo da Coreia do Norte.

Além disso, nos debates, salientou-se que a produção do filme concentrou-se em trazer detalhes e a realidade da situação das Famílias na Coreia do Norte. Destacou-se também que a Guerra da Coreia matou cerca de quatro milhões de pessoas.

Foi evidenciado ainda que Beyond Utopia é a mais recente expressão cinematográfica sobre a realidade vivida na Coreia do Norte. Por exemplo, o filme mostra cenas de norte-coreanos recolhendo dejetos humanos e utilizando-os como fertilizantes, evidenciando as terríveis condições dentro do país. Dessa forma, o filme retrata a situação de pessoas comuns que lutam para sobreviver com recursos extremamente escassos.

Os debates também retrataram as questões políticas e sociais que levam à deserção de norte-coreanos. Ao fim da Mostra, ficou claro que há uma preocupação da sociedade brasileira e mundial com a população da Coreia do Norte, e seu drama que ainda pode durar muito tempo.

Esse tipo de Mostra e Discussões, são  ferramentas para aumentar a consciência dos países como Estados Unidos e da União Europeia para aumentar as sanções no Governo Norte-Coreano,  que trata com indiferença sua população. 

O descaso do Governo em assegurar os direitos humanos em seu território e na região, é uma questão que se faz verídica tanto no filme quanto na realidade.

Com isso, esse comportamento irresponsável adotado pelo Governo Norte-Coreano passa por legitimar interferências de países do Ocidente, que se preocupam com as violações dos direitos humanos e sociais do regime de Kim Jong Un. Sendo assim, é fundamental que sanções mais severas sejam aplicadas ao seu regime e que filmes como “Beyond Utopia” repercutem, a fim de aumentar o interesse internacional para que maiores intervenções sejam feitas, com o intuito de punir e transformar o comportamento imoral do Governo Norte-Coreano.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!