Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Senador Marcos Pontes salienta importância do Ensino Técnico em sessão especial do Senado
Política
Publicado em 17/11/2023

Por sugestão do Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) uma sessão especial do Senado, nesta segunda-feira (13), celebrou o Dia da Educação Profissional e Tecnológica, comemorado em 23 de setembro. O evento, segundo o parlamentar foi uma oportunidade para reconhecer a importância e promover a conscientização sobre a necessidade de investimentos e políticas públicas efetivas para o fortalecimento dessa modalidade de ensino. 

— O ensino profissionalizante é uma transformação de vida. É dar oportunidade aos jovens, especialmente àqueles em condições de vulnerabilidade social, de realizarem sonhos, terem empregos, suas empresas, desenvolver atividades que vão transformar suas histórias e tirá-los de condições difíceis. Foi o que aconteceu comigo — disse Pontes, que conduziu a sessão. 

Para o senador, o Brasil enfrenta o desafio de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, alinhando-se às metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o parlamentar, embora em anos anteriores o país tenha registrado melhora significativa de matrículas na educação profissional técnica de nível médio, o PNE estabelece metas mais ambiciosas, visando ao aumento substancial no acesso a essa modalidade de ensino até 2024, especialmente na rede pública. 

— Nesse contexto, é relevante destacar o papel do Sistema S, em especial o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que ao longo da história têm desempenhado um papel fundamental na formação de milhões de profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da indústria brasileira e para o fortalecimento da educação profissional no país. Essas instituições, juntamente com outras organizações de ensino, oferecem expertise e estrutura para apoiar os esforços conjuntos entre governos, sociedade civil, iniciativa privada e terceiro setor, visando alcançar as metas estabelecidas pelo PNE. 

Ensino médio - Para Marcos Pontes, o novo ensino médio é uma oportunidade para reverter o cenário desfavorável no Brasil de uma das piores taxas de formação técnica e profissional entre os formandos do ensino médio. A integração da educação profissional com o ensino regular, proposta pelo novo ensino médio, possibilita aos estudantes o acesso a uma formação mais adequada às demandas do mercado de trabalho, preparando esses jovens de forma mais efetiva para os desafios da vida profissional, disse o senador. 

— Vale ressaltar que foi aprovada, no último mês de julho, aqui nesta Casa Legislativa, a Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica. A iniciativa, de nossa autoria, tem o objetivo de reforçar o comprometimento com o fortalecimento e o avanço da educação profissional no país, buscando promover políticas e ações que impulsionem essa modalidade de ensino e proporcionem oportunidades de formação qualificada para os estudantes brasileiros. (Com informações da Agência Senado)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!