A região que compreende as sete cidades do ABC Paulista (na Grande São Paulo) ainda sofre com falta de energia elétrica em vários locais desde a tarde de anteontem.
O problema começou por volta das 16h com o temporal que trouxe intensas rajadas de vento, que chegaram a 105 quilômetros por hora, segundo os serviços de meteorologia.
Segundo a Enel, a tempestade provocou quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, o que gerou danos em trechos inteiros da rede de distribuição.
A região também teve problemas com abastecimento de água e sinalização de trânsito, cujos responsáveis garantem que serão normalizados até a terça-feira.
Ao todo, no Estado de São Paulo, seis pessoas morreram por causa das chuvas.
Entre sexta e sábado, o Corpo de Bombeiros do Estado registrou 1.809 chamados para quedas de árvores, 46 solicitações sobre desabamento, 35 pedidos para vistoria técnica em árvores e dois chamados a respeito de enchentes/alagamentos na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.
No ABC, foram 134 chamados sobre quedas de árvores, segundo as prefeituras da região.
A Enel Distribuição São Paulo, responsável pelo fornecimento de eletricidade nestes municípios, comenta que, devido a complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, em alguns casos, o restabelecimento da energia pode levar mais tempo. A empresa orienta, ainda, que os clientes que estejam sem luz, priorizem os canais digitais da companhia por meio do aplicativo Enel São Paulo e agência virtual (http://www.enel.com.br)(Com informações do Diário do Grande ABC)