Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Case capixaba de saúde é destaque em congresso de inovação aberta
Projeto “Bem Envelhecer”, da MedSênior, coloca a longevidade no centro da inovação, unindo saúde, tecnologia, cultura e inclusão digital
Por Redação Rádio Base
Publicado em 18/08/2025 10:35 • Atualizado 18/08/2025 11:35
Especial
Fernando Potsch, CEO da Sênior Tech, Maycon Oliveira, Diretor de Marketing e Vendas Digitais MedSênior, Juedir Teixeira, CEO JTB Consultoria, Bruno Simão, vice-presidente de clientes crescimento e MKT do Banco Mercatil e Roberto Mathias, CEO da Tele Rio (Divulgação)

A MedSênior, operadora de saúde focada no público a partir dos 49 anos, foi selecionada para apresentar seu case “Bem Envelhecer” no 4º Congresso Latino-Americano de Casos de Open Innovation, evento que integra a programação do Open Innovation Week (Oiweek), principal ponto de encontro da comunidade de inovação aberta na América Latina.

A empresa capixaba foi destaque entre os cases selecionados pelo ineditismo do projeto “Bem Envelhecer”, que une saúde, tecnologia, cultura, inclusão digital e propósito para transformar a maneira como se fala e se vive o envelhecimento no Brasil. O case foi idealizado por Maycon Oliveira, diretor de marketing e vendas digitais da MedSênior.

O projeto foi iniciado a partir de uma pesquisa aplicada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Medicine Innovation Lab (MIL), braço tecnológico da MedSênior. O estudo aprofundou as dimensões do envelhecimento bem-sucedido e deu origem ao conceito que, hoje, rege a filosofia da empresa.

O conceito “Bem Envelhecer” é estruturado em quatro pilares estratégicos: reposicionamento narrativo, inclusão digital e multicanalidade, inovação em serviços e senso de pertencimento.

“Substituímos o discurso técnico por histórias de autonomia, afeto, espiritualidade, mobilidade, comunidades e tecnologia com propósito. Queremos mostrar que envelhecer é protagonizar uma nova fase da vida, com autonomia, saúde e propósito”, explica Maycon Oliveira.

Neste sentido, a MedSênior colocou em prática diversos projetos de inclusão digital com produção de podcasts, vídeos, conteúdos editoriais e aplicativo adaptado ao público sênior. Além disso, na empresa, a inteligência artificial é usada para predição de riscos, telemonitoramento e plataformas de cuidado integrado aos nossos beneficiários.

Com isso, o “Bem Envelhecer” tornou-se a base do programa de medicina preventiva da MedSênior, integrando aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais do cuidado. Ele é alimentado por escuta ativa e se desdobra em ações práticas, como oficinas terapêuticas, encontros presenciais e iniciativas tecnológicas. Entre os destaques está o Prime, linha de cuidado especializado para beneficiários com doenças crônicas, focada em cinco frentes: diabetes, nefrologia, cardiologia, imunologia e osteoporose.

Outro exemplo é o podcast Bem Envelhecer MedSênior, que já ultrapassou 1,8 milhão de visualizações e se consolidou como referência nacional no debate sobre longevidade. Com episódios que misturam ciência, cultura e experiências reais, o podcast se tornou um dos canais mais potentes da marca.

Outros resultados comprovam o retorno positivo do programa, como aumento de 135% na adesão aos canais digitais e 34% das vendas realizadas online. As campanhas digitais da marca somaram mais de 108 milhões de impressões, sendo 31 milhões apenas no Instagram.

“Nós criamos o conceito do Bem Envelhecer e vamos seguir investindo para que ele se fortaleça. É uma filosofia que envolve cuidado diário, prevenção e promoção de uma vida plena”, afirma Maely Coelho, presidente da MedSênior.

Congresso Latino-Americano de Casos de Open Innovation

Com 109 edições realizadas em 15 países, incluindo Índia, Colômbia, Peru, Finlândia e Estados Unidos, a Oiweek promove o fortalecimento de redes, o compartilhamento de boas práticas e de novas iniciativas colaborativas. A edição 2025 acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro, e contará com representantes de universidades, startups, governos e empresas, entre elas a MedSênior. 

MedSênior também será destaque no Rio Innovation Week

Além da participação na Oiweek, a MedSênior marcará presença no Rio Innovation Week 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, que também acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro.

A operadora será representada por Maycon Oliveira, diretor de Marketing e Vendas Digitais; Marcus Vinicius Albernaz Leitão, diretor de Inovação; e Cleber Neves, head de Inovação Aberta, que fazem parte da programação oficial do evento, compartilhando experiências envolvendo iniciativas focadas no público 49+.

Marcus Leitão conduzirá a palestra com o tema “Aliados do Futuro: Inteligência Artificial a favor da longevidade”, discutindo como a IA está revolucionando os cuidados com a saúde da população idosa. Maycon Oliveira apresentará o case “MedSênior e o Bem Envelhecer: como uma estratégia de marketing promoveu inovação no mercado de saúde”. 

A empresa também participará do painel “Agetechs e Economia Prateada: Inovação para um Mundo que Envelhece”, ao lado dos especialistas internacionais Martin Henkel e Cristián Sepúlveda. O debate trará reflexões sobre o crescimento do ecossistema de agetechs, startups e tecnologias voltadas à longevidade,  e o protagonismo da MedSênior neste novo mercado.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!