Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Indústria alimentícia lidera geração de empregos no Brasil
Setor registra maior crescimento entre 2019 e 2023, impulsionado pela demanda por alimentos acessíveis e sustentáveis
Por Redação Rádio Base
Publicado em 11/07/2025 10:09
Agronegócio

A indústria brasileira abriu 910,9 mil vagas entre 2019 e 2023, segundo a última Pesquisa Industrial Anual do IBGE, e o segmento de alimentos liderou essa retomada. Com um crescimento de 373,8 mil trabalhadores no período — agora somando 2 milhões de ocupados — a fabricação de produtos alimentícios representa 23,6% da força de trabalho industrial

A alta está diretamente ligada à crise pós-pandemia e ao retorno do Brasil ao Mapa da Fome, o que intensificou investimentos em alimentos processados, mais baratos e com maior vida de prateleira.

Especialistas apontam que o setor também vem se destacando pela busca por sustentabilidade e inovação. A indústria investe cada vez mais em alimentos orgânicos, veganos e com menos aditivos, enquanto a Inteligência Artificial ganha espaço no desenvolvimento de novos produtos e análise preditiva de mercado. 

 

As oportunidades vão desde cargos operacionais até posições de liderança, com destaque para competências em química de alimentos, controle de qualidade e habilidades interpessoais. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!