Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Como parar de procrastinar?
Por Adri Gomes*
Por Redação Rádio Base
Publicado em 08/05/2025 20:42 • Atualizado 08/05/2025 21:02
Especial
*Adri Gomes é mentor comportamental

A procrastinação é algo que o ser humano carrega consigo desde muito tempo, pois é natural a zona de conforto e fazer apenas coisas prazerosas e positivas, mas a vida não é só isso. Não é mesmo?

Muito ou totalmente do que somos tem relação com o meio em que crescemos, formando assim nosso caráter, nossos interesses e nossa forma de ver e viver neste mundo. É bem ai que tudo começa a fazer sentido e conseguimos entender onde estamos, com quem andamos, o que conquistamos, o que erramos, o que acertamos entre outras coisas.

Se você cresce vendo seus pais brigarem existe uma chance enorme de você fazer o mesmo com as pessoas de modo em geral, mas em especial no seu casamento também.Assim será para tudo, ou seja, um pai alcoólatra tende a lhe influenciar, um família agressiva, um irmão que furta, um pai que trai, uma irmã dependente química e no lado positivo a mesma coisa, ou seja, com pais esportistas você poderá apreciar este mundo também, bem como ir a cerimônias religiosas, gostar de corrida, gastronomia, desenhar, empreender e por aí vai.

Resumindo: da mesma maneira que você aprende coisas boas, também pode aprender coisas ruins e o que determinará isso é a exposição que você passará com as pessoas que tem como referência. Neste ponto é que as coisas começam a fazer mais e mais sentido.

Claro que um filho pode não gostar de rock and roll, porque a forma em que foi exposto foi exagerada e não venha a gostar.Diante disso o meio positivo pode ser favorável para o mal de acordo com a forma que foi vivenciado e o contrário a mesma coisa, ou seja, um meio negativo pode ser favorável a melhoria positiva. É algo complexo, tratado caso a caso, mas de modo geral seguimos aquilo que aprendemos de acordo com quem nos ensinou. 

A procrastinação pode ser vencida quando você vivencia gatilhos que te abalam, marcam de forma traumática e sufoca levando ao ponto de solucioná-lo de uma vez por todas. 

Exemplificando seria mais ou menos assim: Uma pessoa obesa não aguentar mais suas limitações físicas, não se vestir com roupas que deseja, ser sempre atacada por outras pessoas pelo peso, passar muito mal comprometendo a sua rotina e isso levar a geração de gatilhos.A procrastinação só pode ser superada quando ela aciona gatilhos que te passam a informação de limite de aceitação ultrapassado, ou seja, o corpo aciona o modo risco iminente.

Quando os gatilhos ultrapassam seus valores e acionam o modo risco, a tendência é que o ser humano venha a querer a solução daquilo que está negativado e enfim a pessoa tende a iniciar o que tanto procrastinou.

Infelizmente as pessoas geralmente só acordam quando os gatilhos trazem consequências que abalam a saúde física e mental, mas para muitos casos já é tarde demais. Quando o médico dá notícias que comprometem o seu modo de vida, a atenção é dada, mas alguma coisa foi perdida e não tem mais recuperação, como fumantes, alcoólatras, pessoas com câncer ou obesidade.Tenho certeza que nos deparamos diariamente com as mais variadas histórias de pessoas que passaram ou passam pelos exemplos que mencionei acima, mas a verdade mesmo é que a grande maioria das pessoas só partem para a ação quando o alerta de perigo extremo bate no quesito saúde.

Uma forma saudável de sair da procrastinação e iniciar qualquer coisa relacionada a atividades físicas é fazer de forma gradativa, com pouco tempo de atuação e ir evoluindo semana a semana.

Pense que passamos uma vida com costumes que para serem modificados precisam de testes diários de melhoria até que leve a mudança e por fim a transformação. O sentimento de melhoria e a comprovação de evolução serão sentidos e assim a pessoa terá motivos para seguir com os novos hábitos!Comece de forma gradativa e alcançará o que deseja!

 

No Instagram: https://www.instagram.com/souadrigomes

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!