As compras no período de Natal têm sido marcadas por uma crescente preferência pelo meio mobile e pelo e-commerce, tendências que vêm se consolidando nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2023, o e-commerce movimentou R$ 17,9 bilhões na data, destacando-se como um canal cada vez mais popular, registrando um crescimento de 18% nesse período, e com isso, as expectativas para 2024 continuam otimistas, com especialistas prevendo um aumento ainda maior nas vendas online.
Dentro do recorte do e-commerce, os dispositivos móveis continuam crescendo, representando cerca de 70% das transações no e-commerce em 2024.
Isso reflete a conveniência e a acessibilidade proporcionadas pelos smartphones, especialmente entre os consumidores mais jovens.
Segundo uma pesquisa de intenção de compra para o Natal realizada pela Associação Comercial Industrial São José Campos, 52,2% dos consumidores planejam realizar suas compras entre 2 e 4 semanas antes do Natal.
Ainda há uma parcela significativa que deixa as aquisições para a última semana (16,8%) ou mesmo para poucos dias antes (15,7%).
Pensando nisso, a Logan, multinacional que oferece uma estrutura de mídia multicanal e smart data, realizou uma análise e conseguiu identificar, em sua plataforma de dados denominada Super Small Data, que mapeou devices em todo Brasil, os principais interesses de compra para a data, como:
Mais de 46 milhões de dispositivos interessados em Eletrônicos;
Mais de 41 milhões de dispositivos interessados em Cosméticos e perfumes;
Mais de 33 milhões de dispositivos interessados em brinquedos;
Mais de 24 milhões de dispositivos interessados em Moda/Vestuário;
Mais de 18 milhões de dispositivos interessados em itens decorativos;
Mais de 14 milhões de dispositivos interessados na categoria calcados;
“Na Logan temos as ferramentas necessárias e conseguimos traçar uma estratégia de MetaMobilidade para alcançar os devices de nosso target ao longo de sua jornada on e offline, ativando campanhas multi telas, maximizando as oportunidades de vendas durante esse período mágico”, comenta Silmara Reis Salles, General Manager Brazil & Portugal da multinacional.
Para a data, os consumidores seguem priorizando a conveniência e personalização, com isso, a especialista destaca que as marcas devem investir em estratégias digitais e multicanais, tidas como essenciais para atender às demandas do público moderno. “O foco nas categorias mais procuradas e a oferta de experiências de compra ágeis e intuitivas podem ser a chave para conquistar e fidelizar clientes, transformando o período natalino em uma oportunidade de crescimento sustentável para as marcas", enfatiza Silmara.