Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Novo software melhora gestão de EPIs e diminui acidentes de trabalho
Indústria
Publicado em 19/08/2024

A empresa SafetyTec desenvolveu o softaware "BuscaEPI" que visa digitalizar os registros de entrega e centralizar o controle dos Equipamentos de Proteção Individual, permitindo que cada filial acesse e atualize as informações sobre o estoque e a distribuição dos equipamentos. 

Isso reduz a possibilidade de erros e perdas, além de assegurar que todos os trabalhadores estejam adequadamente protegidos, segundo o fabricante. 

O sistema registra detalhes como número de série, data de validade e histórico de uso dos EPIs, facilitando o acompanhamento e a reposição quando necessário, além de trazer diversos alertas, como de próximas trocas, que oferecem previsibilidade e permitem uma gestão mais eficiente.

A avaliação das necessidades de EPIs em cada filial é o primeiro passo para a implementação do sistema. 

Essa análise identifica os riscos específicos de cada ambiente de trabalho e determina os equipamentos necessários para proteger os funcionários. Ao padronizar os tipos de EPIs utilizados, o processo de aquisição e distribuição se torna mais eficiente, garantindo uniformidade na proteção dos trabalhadores.

A importância do aprimoramento constante - Outro benefício é o treinamento e a conscientização dos colaboradores. O software facilita as orientações sobre o uso correto dos EPIs, garantindo que os trabalhadores saibam como inspecionar, usar e armazenar os equipamentos de forma adequada. 

No contexto das empresas com múltiplas sedes, a comunicação é uma peça chave. Esse elemento é fortalecido através de reuniões periódicas e compartilhamento de relatórios de segurança. “O BuscaEPI promove uma comunicação eficaz entre as filiais, facilitando a troca de informações sobre os EPIs e assegurando que todos os técnicos de segurança estejam alinhados”, destaca Avelino.

O especialista aponta que um controle 360º dos equipamentos de proteção individual envolve variados fatores que contribuem para um ecossistema mais seguro para todos. Garantir que tantas engrenagens estejam em pleno funcionamento constantemente exige tempo, dinheiro e pessoal das empresas. “Implementar um sistema é criar padrões que levam a menos desperdício de recursos, de tempo e da produtividade de muitos colaboradores. Com essa prioridade em dia, as empresas podem finalmente se concentrar em outras demandas igualmente importantes”, pondera. 

Mais informações:

https://safetytec.com.br/

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!