O Porto de Santos terá investimento de R$ 12,6 bilhões entre 2024 e 2028, o maior volume de recurso aplicado em obras de expansão e modernização do principal complexo portuário do hemisfério Sul.
O anúncio do recurso, bem como os detalhes de cada melhoria prevista no porto, foi realizado nesta segunda-feira (11/3) pelo ministro de Porto e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Silvio Costa Filho destacou que o Governo Federal tem total prioridade nas pautas voltadas ao crescimento do País.
Nesse ponto, o Porto de Santos consegue reunir criação de empregos, ganho de produtividade e tempo, modernização da logística do setor portuário e gerador de renda ao povo, impulsionando a economia do Brasil.
Hoje, o porto responde por quase 30% da balança comercial brasileira.
O pacote de obras e novos investimentos que vão expandir as atividades de toda cadeia logística do complexo inclui 12 projetos considerados estratégicos para o modal portuário.
Assim como em outros modais, nesses projetos, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) terá a parceria da iniciativa privada.
Grande parte dos R$ 12,6 bilhões que serão injetados nos próximos quatro anos é fruto de investimento público, que terá levará investimento da iniciativa privada.